A administração de uma empresa é um grande quebra-cabeça — é preciso atender às exigências tributárias, garantir a perenidade do negócio, preparar a família para uma eventual sucessão, minimizar riscos e ainda buscar caminhos para ampliar a rentabilidade. A boa notícia é que existem ferramentas que permitem que tudo isso seja realizado de forma mais organizada, econômica e permanente.
A Previdência Privada como aliada na estratégia tributária
A previdência privada é muito mais do que um mero plano de aposentadoria. Ela é um instrumento jurídico que proporciona eficiência tributária, aumentando a rentabilidade de ativos enquanto estão sendo acumulados. Por meio de um PGBL ou VGBL, é possível:
- Deduzir as contribuição da base de cálculo do Imposto de Renda (dependendo do modelo);
- Proteger o Patrimônio de penhoras, bloqueios ou de responsabilidades pessoais;
- Transmitir recursos a herdeiros de forma simples, rápida e com menor tributação na hora da transferência;
Desta forma, a empresa consegue poupar, aplicar suas reservas de forma mais inteligente e, ainda, preparar um futuro tranquilo para seus sócios e suas famílias — aumentando a eficácia na estruturação patrimonial.
A Holding como um pilar de organização e governança
A holding é a empresa que controla outras empresas ou ativos, sendo usada como um veículo jurídico para organização, administração e transação de participação societária. Quando criada de forma estratégica, proporciona uma governança mais simples, evita a diluição do Patrimônio, fortalece a administração, e proporciona uma tributação mais atraente na hora de receber lucros, transferir ativos ou contratar negociações junto a terceiros.
Algumas das vantagens de se usar uma holding junto com a previdência privada incluem:
- Redução na tributação de lucros e transferências de ativos;
- Melhor organização na governança e na avaliação de resultados;
- Agilidade na administração de participações societárias;
- Uma estrutura permanente que proporciona maior estabilidade às empresas do grupo;